Aconteceu nesta quinta-feira (13), a 81ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. Esse é um passo importante principalmente para gestão do trabalho do Sistema Único de Saúde.” Essa mesa é um ambiente extremamente importante para o SUS de todo o país já que se trata de uma mesa de negociação.” comenta, Jucélia Vargas, presidente do SISERP.
A ação tem o objetivo de efetivar o fórum de negociação entre empregadores e trabalhadores(as) do SUS referente a força de trabalho em saúde, com a intenção de manter um diálogo constante entre as partes, afirma a presidente.
“Os representantes dos trabalhadores trazem as suas demandas, demandas para os trabalhadores e trabalhadoras e para população, e o governo traz a parte deles e tem um debate. Porque é uma comissão paritária, já que são 17 pessoas do governo e 17 pessoas representantes das entidades dos trabalhadores.”
A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS foi instalada em 1996, caminhou com muitas demandas, e foi destituída no governo passado. Vendo a necessidade de retomar as atividades, a Ministra Nísia Trindade, reinstalou a mesa que teve sua primeira reunião ontem, dia (13), onde foi definido o calendário e as pautas que serão discutidas.