Geral

Servidores das três esferas se unem em Brasília na Marcha da Classe Trabalhadora

Servidores e servidoras públicos(as) federais, estaduais e municipais confirmaram presença na Marcha da Classe Trabalhadora, convocada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e demais centrais sindicais. A mobilização nacional acontece no próximo dia 29 de abril, terça-feira, com concentração a partir das 8h, no estacionamento do Teatro Nacional, em Brasília-(DF).

A marcha deste ano será realizada sob o lema “Valorização para quem faz o Estado”, e levará às ruas as principais reivindicações do funcionalismo público brasileiro. Entre os pontos centrais da pauta estão o fim do confisco das aposentadorias, a manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) e a regulamentação da negociação coletiva, prevista na Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Além das bandeiras unificadas, cada esfera de governo levará suas demandas específicas, reunidas por meio da Aliança das Três Esferas, que integra representantes do serviço público federal, estadual e municipal.

A presidenta da Confetam (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal), Jucélia Vargas, reforçou o chamado à mobilização: “Convoco todos os servidores e servidoras a irem com suas caravanas a Brasília! Vamos juntos lutar pelo respeito às entidades sindicais, pela autonomia sindical e para derrubar o confisco das aposentadorias. A nossa presença nas ruas é fundamental para garantir conquistas reais”, afirmou.

A expectativa das centrais é repetir — e ampliar — o sucesso da mobilização do ano passado, que reuniu mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras na capital federal. As pautas que marcaram a edição anterior, como a revogação das reformas trabalhista e previdenciária e o fim da terceirização irrestrita, seguem entre os eixos prioritários do movimento.

Outro ponto de destaque será o protesto contra as altas taxas de juros, consideradas um entrave ao crescimento econômico e à geração de empregos no país. Durante o ato, também será solicitada uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentação das reivindicações diretamente ao chefe do Executivo.

A Marcha da Classe Trabalhadora reafirma o compromisso das categorias com a valorização do serviço público e com a busca por condições dignas de trabalho, respeito institucional e inclusão orçamentária para os trabalhadores que constroem o Estado brasileiro diariamente.

Compartilhe!

Confira outras notícias

plugins premium WordPress